A Bloom
Nosso propósito
A Bloom foi criada 2013, com um ideal de proporcionar para crianças pequenas um espaço de convivência, brincadeiras e aprendizagem. Cercado de amor, respeito e cooperação. Desde o princípio, acreditamos em uma educação na qual o indivíduo é visto como um ser único, criativo e autônomo, capaz de buscar o conhecimento e enfrentar novos desafios.
Para concretizar este ideal de escola, nos apoiamos em uma concepção de ensino-aprendizagem que respeita o conhecimento prévio da criança, valoriza seu papel ativo no aprendizado e a coloca como protagonista de seu processo de desenvolvimento.
Ao longo de nosso percurso a escola cresceu: começamos nossa história com a criação da Educação Infantil e berçário em 2018.
Com o objetivo de formar indivíduos responsáveis e conscientes, com valores e princípios cristãos que melhorem a sua vida e a de todos a sua volta, se consolidou. Neste caminho em busca de um mundo melhor, seguimos nossa trajetória, ancorados em nossos ideais e acreditando sempre que, antes de tudo há um Deus criador de todas as coisas. Educar para nós é um ato de amor.
Como vemos os alunos?
Proposta Pedagógica
Temos como prioridade o bem estar de nossos alunos, oferecendo condições para que tenham atitudes de aceitação, respeito e confiança.
Nosso trabalho baseia-se na Teoria Sociointeracionista, uma proposta que defende a ideia de que o conhecimento é construído pelo homem nas relações sociais. O homem possui uma potencialidade natural para aprendizagem, tem uma curiosidade inata pelas coisas que o cerca, sente uma necessidade de aprender e evoluir. Cada indivíduo desenvolve sua própria inteligência e constrói o seu próprio conhecimento. O conhecimento é a aquisição interna, processada a partir de sucessivas e organizadas operações realizadas pelo indivíduo.
A aquisição do conhecimento é um processo amplo que exige, permanentemente, inúmeros esforços para superar obstáculos. A educação se caracteriza em um esforço constante para aprender e reaprender. É uma dinâmica marcada por situações cada vez mais complexas. Não há nenhuma resposta que produza conformismo diante de uma dificuldade. Muito pelo contrário, cada resposta deve incentivar a multiplicação de novas perguntas que ampliem os horizontes cognitivos. Cada resposta deve implicar em novos e complexos desafios que, orientados de forma adequada, permitem, a ampliação de conhecimentos.
A aprendizagem é um processo social e como tal, depende da interação entre os indivíduos. É preciso que se respeite o processo de apropriação do conhecimento de cada um. O mediador deve levar em consideração as diferenças existentes entre os alunos. O ponto de partida de toda a aprendizagem é o próprio aluno. O que realmente interessa é o que está se processando na mente do aluno e as relações que ele faz com o meio social.
A educação deve ser considerada como meio de desenvolvimento humano integral, vislumbrando um ser humano integro, consciente, eficiente e responsável, capaz de agir coletivamente, visando o bem comum de toda sociedade na qual está inserido, tornando esta sociedade mais justa e respeitada.
Para isso deve desenvolver no aluno, a criatividade, o espírito crítico, a capacidade para análise e síntese, o auto conhecimento, a socialização, a autonomia e a responsabilidade.
Dessa forma, é possível a formação de um ser com aptidões e atitudes para colocar-se a serviço do bem comum.
A diversidade metodológica e a avaliação diagnóstica, processual e formativa devem estar comprometidas com uma aprendizagem inclusiva, em que o aluno, dentro da escola, aprenda de fato, lembrando que o desenvolvimento é um processo contínuo e que todos aprendem em seu ritmo.
O conhecimento deve ser construído e reconstruído, processualmente e continuamente, num contexto em que cuidados e educação se realizem de modo prazeroso e lúdico.
Infraestrutura
Nossa estrutura conta com um amplo espaço de aprendizado e recreação, com diferentes setores de atividades:
- Quintal ao ar livre
- Ateliê de arte
- Campinho de futebol
- Sala de fantasias
- Refeitório com cozinha adaptada
- Brinquedoteca
Contamos com um espaço preparado para o berçário, com ambientes adaptados para cada bebê segundo sua necessidade.
Escola
Unidade Barueri
Brinquedoteca
Unidade Osasco
Atividades
Ballet
Aulas de estilo clássico e contemporâneo para todas as idades
Judô
Disciplina e respeito com o colega dentro e fora do tatame
Culinária
Prática e habilidade para cozinhar com segurança em nossa cozinha adaptada
Jardinagem
Conhecimento e consciência ambiental em aulas práticas no nosso jardim
Circo
Aulas de malabares, equilíbrio, mágica e muito mais
Teatro
Aprender a comunicar com o corpo e contar histórias de forma criativa
Música
Aulas de percepção e conhecimento musical desde pequenos
Artes
Criatividade motivada por observação e experimentação de materiais e idéias