9 BRINCADEIRAS COM TINTA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Livros para pintar: uma das maneiras mais tradicionais é recorrer aos livros de pintar, que permitem aos pequenos usar vários materiais para colorir seus personagens favoritos ou novos protagonistas em seu imaginário, da tinta guache às canetinhas.
  • Pintura com as mãos e os pés: em vez de contar com pincéis, que tal usar as mãozinhas e os pezinhos para pintar? Além de divertido, essa é uma ótima maneira de guardar uma recordação de quando os filhos ainda eram tão pequenos e comprovar como eles crescem rápido.
  • Pintura com sal: em uma folha de papel ou caixa de papelão, façam desenhos com sal. Depois, com um conta-gotas, aplique corante alimentício diluído em água e veja como isso criará belos efeitos, texturas e padrões.
  • Tinta de gelo: ainda com corante alimentício e água, faça alguns cubos de gelo coloridos. Quando estiverem congelados, leve para o quintal ou para a calçada e brinque de pintar com as pedrinhas de gelo, que ainda ajudam a aliviar o calor dos dias de sol.
  • Sabonete colorido: o mesmo corante alimentício pode ser misturado com sabonete líquido para bebês e um pouco de água. Assim, além de ter uma tinta que sai fácil, você ainda incentiva as crianças a entenderem a importância da higiene!
  • Pincel de bolas de algodão: ao invés dos pincéis tradicionais, você pode usar prendedores de roupa com bolas de algodão. Então, é só molhar na tinta e sair carimbando uma cartolina ou outra superfície grande.
  • Tinta de amido de milho: para uma tinta cremosa e feita em casa, separe uma xícara de amido de milho, meia xícara de água fervendo, uma xícara de água fria e corante alimentício. Misture o amido com a água fria até dissolver e, então, coloque água quente até atingir a consistência desejada. Por fim, aplique o corante alimentício e use essa tinta cremosa para brincar!
  • Pincel de bolinhas: pegue algumas bolinhas de gude ou de borracha e molhe-as na tinta. Então, coloque uma folha de sulfite ou papel cartão dentro de uma bandeja e role as bolinhas pela folha. Continue fazendo isso até terminar o quadro de arte abstrata!
  • Pintura “espirrada”: a ideia consiste em pegar algum objeto, colocá-lo na tinta misturada com água e, então, jogar em uma cartolina ou papelão bem grande. Conforme o objeto bater na superfície, ele irá fazer uma mancha super divertida e colorida. Porém, tome cuidado com as roupas, paredes e tudo o que estiver ao redor: é melhor fazer isso no meio do quintal e com tinta lavável.

Muitas dessas brincadeiras com tinta para fazem sujeira, é verdade, mas aquela sujeira saudável e gostosa. Por isso, o ideal é usar roupas mais velhas e ficar em algum lugar externo, combinado? 

Fonte texto: https://quindim.com.br/blog/a-importancia-da-pintura-na-educacao-infantil/
Fonte imagem: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/mae-e-bebe’>Mãe e bebê foto criado por freepic.diller – br.freepik.com</a>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *